Projeto Recreio Dirigido
1- Justificativa
O recreio escolar ou intervalo das aulas é um momento presente na vida de todo estudante. Acompanha-o da educação infantil à Pós – Graduação.
Que a hora do recreio é hora do lanche, lazer e descanso, todos já sabem. O grande desafio é fazer deste período um momento lúdico, proporcionar a interação e a integração entre os alunos, construindo assim, as relações sócias- afetivas.
O período do recreio é o momento em que quase todos os alunos se reúnem. Geralmente as brincadeiras de correr, pular e lutar são as preferidas pelos alunos, principalmente pelos os meninos o que ocasionam acidentes e pequenas confusões. No intuito de amenizar esses pequenos incidentes e proporcionar um ambiente mais saudável, o Projeto Recreio Dirigido, visa oferecer brinquedos e atividades lúdicas e mais adequada ao espaço e ao momento.
2- Objetivo Geral
Conscientizar nossos alunos quais são as ações, atitudes e procedimento mais correto para horário e espaço físico da escola, bem como oferecer atividades lúdicas e brinquedos variados confeccionados com sucatas.
3- Objetivo específico
· Criar uma nova cultura de recreio na comunidade escolar.
· Resgatar as brincadeiras mais saudáveis que não fazem mais parte do repertorio de brincadeiras de nossos alunos atualmente.
· Promover durante o período do recreio um ambiente fortalecedor e das relações sócias e minimizar os comportamentos agressivos, proporcionando aos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, momentos de interação lúdica.
· Contribuir para tornar o espaço mais prazeroso.
Publico alvo
Alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.
4- Etapas de desenvolvimento do projeto
1ª Etapa: Sensibilização e conscientização dos alunos sobre o que deve e não deve ser feito no horário do recreio.
Responsáveis: professores, diretor e coordenador
2ª Etapa: organização do programa de atividades do recreio.
Responsáveis: diretor e coordenador.
3ª Etapa: implantação do projeto – momento em que as atividades são aplicadas conforme o planejado e onde será avaliado a participação de todos os envolvidos no Projeto e onde é feito também os reajustes necessários.
5- Atividades – Brincadeiras
Jogos como: dama, jogo da memória, dominó, pega varetas, elásticos, cordas e outros.
Resgate de brincadeiras como: amarelinha, passa anel, pula elástico, brincadeira de roda etc..
Dança e brinquedos trazidos pelas crianças.
6- Cronograma
2ª feira – Dança
3ª feira – Jogos: jogo da velha, boliche, dama.
4ª feira – Corda, elástico e peteca.
5ª feira – Dança
6ª feira – brinquedos trazidos pelos alunos.
7- Conclusão
Uma vez implantado o Projeto Recreio Dirigido, espera-se que os alunos mudem os comportamentos agressivos e incorporem novas posturas/ atitudes, para que assim possamos verificar a eficácia do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário