sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Ajude o seu aluno a aprender organizar o material escola.


VOLTA ÀS AULAS

Material escolar bem arrumadinho

Ensine seu filho a cuidar dos objetos que o ajudam no dia a dia escolar

20/01/2015 19:02
Texto Cynthia Costa
Educar
Foto: Aline Casassa
Material escolar
Mostrar o valor do material é importante para que a criança desenvolva uma responsabilidade em relação ao que usa
Na volta às aulas, a correria de pais e filhos envolve, entre outras coisas, reorganizar mochila, lancheira e cadernos. É hora de reforçar para o seu filho a importância de cuidar do material durante o ano. "Antes do início do ano letivo, uma atividade gostosa, que une pais e filhos e mostra a importância de cuidar bem do material, é etiquetar todos os objetos em família", sugere a coordenadora pedagógica Marli Veríssimo, do Ensino Fundamental I da Kinder Kampus, de São Paulo.

Volta às AulasEspecial Volta às Aulas 
Confira reportagens especiais para ajudar seu filho a iniciar o ano letivo com o pé direito!







Outra providência fundamental neste começo de ano é organizar o cantinho de estudo da criança em casa, que também deve ter os materiais necessários para que ela faça a lição de casa e pesquisas em paz. "É imprescindível que a criança tenha um espaço próprio para estudar. Ali, ela deve se sentir confortável e motivada", defende a pedagoga Liliana Francischini, que dá aulas na Educação Infantil de um colégio particular da capital paulista.

No cuidado com os materiais, a palavra de ordem é responsabilidade, como ressalta Marcela Castro, coordenadora da Educação Infantil da Escola Rá-Tim-Bum, também de São Paulo: "Mostrar o valor do material é importante para que a criança desenvolva uma responsabilidade em relação ao que usa em casa e na escola".

Com a ajuda dessas profissionais, selecionamos dicas para que você incentive seu filho a cuidar bem de seus objetos e de como você pode ajudá-lo nisso.
Para ler, clique nos itens abaixo:
1. Material básico
2. Material para casa
3. O que levar para a aula
4. Resgatar o que já foi usado
Não tem por que comprar tudo novinho no início do ano se ainda há bons materiais do ano passado. Marli Veríssimo dá a dica: "A família pode tirar uma tarde para selecionar o que ainda está em bom estado e apontar todos os lápis". A pedagoga Liliana Francischini concorda plenamente: "Isso contribui para que as crianças aprendam um pouco mais sobre o reaproveitamento e evitem um consumo excessivo e desnecessário". Como os pequenos são estimulados pela mídia e pelo ambiente onde vivem a querer tudo novinho, tente balancear a situação, sugerindo, por exemplo: "Seus lápis de cor estão ótimos, praticamente novos. Então você pode usá-los de novo este ano e compramos um estojo para eles".


Nenhum comentário:

Postar um comentário