A catequização dos índios durante a colonização brasileira
Publicado por
Objetivo(s)
Fixar conhecimento sobre descobrimento e colonização do Brasil e analisar dois momentos de catequização dos índios brasileiros.
Ano(s)
1º
2º
3º
Material necessário
Reportagem de Veja
Desenvolvimento
1ª etapa
Introdução
A reportagem de VEJA associada a esse plano revela como o trabalho dos evangélicos tomou o espaço da Igreja Católica na catequização em algumas aldeias indígenas. A reportagem compara o momento atual com o do primeiro contato entre os nativos e os portugueses retratado no quadro A Primeira Missa no Brasil, de Victor Meirelles. Discuta essa transformação com os estudantes.
Providencie antecipadamente um retroprojetor para exibir, na classe, a tela de Victor Meirelles reproduzida na reportagem de VEJA. Leia o texto com os alunos e converse sobre o confronto entre a catequização realizada nos séculos XVII e XVIII e a doutrinação empreendida hoje pelos missionários evangélicos. Ressalte que são dois momentos históricos muito diferentes, cada qual com suas especificidades. O contato dos silvícolas com o cristianismo foi simultâneo à chegada dos europeus ao território brasileiro e ficou eternizado na carta que Pero Vaz de Caminha endereçou ao rei de Portugal, D. Manuel I. O conteúdo desse documento pode ser obtido na internet (veja a indicação no final deste roteiro). Juntamente com a pintura de Meirelles, o registro pode ajudar os adolescentes a compreender melhor de que forma se deu o primeiro encontro e como a história foi construída desde então.
Providencie antecipadamente um retroprojetor para exibir, na classe, a tela de Victor Meirelles reproduzida na reportagem de VEJA. Leia o texto com os alunos e converse sobre o confronto entre a catequização realizada nos séculos XVII e XVIII e a doutrinação empreendida hoje pelos missionários evangélicos. Ressalte que são dois momentos históricos muito diferentes, cada qual com suas especificidades. O contato dos silvícolas com o cristianismo foi simultâneo à chegada dos europeus ao território brasileiro e ficou eternizado na carta que Pero Vaz de Caminha endereçou ao rei de Portugal, D. Manuel I. O conteúdo desse documento pode ser obtido na internet (veja a indicação no final deste roteiro). Juntamente com a pintura de Meirelles, o registro pode ajudar os adolescentes a compreender melhor de que forma se deu o primeiro encontro e como a história foi construída desde então.
Assinale as diferenças temporais entre as duas fontes: a Carta de Caminha - chamada por muitos de Certidão de Nascimento do Brasil, por ser o primeiro testemunho escrito de fatos ocorridos em solo brasileiro, antecede a tela em 360 anos. Parcialmente baseada na descrição do escrivão português, a imagem, produzida no segundo reinado, denota muito do pensamento do século XIX a respeito da chegada da esquadra de Cabral.
Em seu relato, Caminha cita duas missas realizadas em terra - uma no domingo seguinte ao da Páscoa e outra na sexta-feira, 1º de maio, por ocasião da colocação do marco de terra, com as armas e divisas do rei português. Em ambas as menções, ele descreve os indígenas como interessados na missa e tende a vê-los como quase cristãos. É assim que ele se dirige ao rei: "E, segundo que a mim e a todos pareceu, esta gente não lhes falece outra coisa para ser toda cristã (...). E bem creio que, se Vossa Alteza aqui mandar quem entre eles mais devagar ande, que todos serão tornados ao desejo de Vossa Alteza".
Comente que não poderia ser outra a forma de Caminha interpretar a participação dos índios na celebração dos cultos. Afinal, o próprio movimento das navegações ia além das preocupações mercantis, dedicando-se também à expansão da fé católica.
Assim, para o escrivão lusitano, os nativos pareciam não ter religião e aguardavam ansiosos pela conversão católica ¿ o que só seria possível se sua língua fosse decifrada e partilhada.
Projete numa parede da sala o quadro de Victor Meirelles. Fale um pouco sobre o artista e as circunstâncias em que realizou essa obra enorme (ela mede 2,68 x 3,56 metros). Verifique o que chama a atenção dos jovens na cena e solicite que descrevam o que vêem. Conte que pinturas com temas históricos eram encomendadas pelo governo e ajudavam a construir um imaginário sobre a história do país. O altar tem grande destaque na imagem e a disposição de todos os personagens direciona nosso olhar para a cruz. O jogo de luz e sombra é revelador: a cruz, o altar, o sacerdote e alguns portugueses encontram-se iluminados pelo sol e os índios permanecem na penumbra. Uma oposição imediata sobressai: cristianismo e luz versus paganismo e escuridão. E o número de pessoas retratadas é maior do que Caminha contabilizou. Com que objetivo foi elaborada tal representação da primeira missa? A quem interessava essa visão?
Em seu relato, Caminha cita duas missas realizadas em terra - uma no domingo seguinte ao da Páscoa e outra na sexta-feira, 1º de maio, por ocasião da colocação do marco de terra, com as armas e divisas do rei português. Em ambas as menções, ele descreve os indígenas como interessados na missa e tende a vê-los como quase cristãos. É assim que ele se dirige ao rei: "E, segundo que a mim e a todos pareceu, esta gente não lhes falece outra coisa para ser toda cristã (...). E bem creio que, se Vossa Alteza aqui mandar quem entre eles mais devagar ande, que todos serão tornados ao desejo de Vossa Alteza".
Comente que não poderia ser outra a forma de Caminha interpretar a participação dos índios na celebração dos cultos. Afinal, o próprio movimento das navegações ia além das preocupações mercantis, dedicando-se também à expansão da fé católica.
Assim, para o escrivão lusitano, os nativos pareciam não ter religião e aguardavam ansiosos pela conversão católica ¿ o que só seria possível se sua língua fosse decifrada e partilhada.
Projete numa parede da sala o quadro de Victor Meirelles. Fale um pouco sobre o artista e as circunstâncias em que realizou essa obra enorme (ela mede 2,68 x 3,56 metros). Verifique o que chama a atenção dos jovens na cena e solicite que descrevam o que vêem. Conte que pinturas com temas históricos eram encomendadas pelo governo e ajudavam a construir um imaginário sobre a história do país. O altar tem grande destaque na imagem e a disposição de todos os personagens direciona nosso olhar para a cruz. O jogo de luz e sombra é revelador: a cruz, o altar, o sacerdote e alguns portugueses encontram-se iluminados pelo sol e os índios permanecem na penumbra. Uma oposição imediata sobressai: cristianismo e luz versus paganismo e escuridão. E o número de pessoas retratadas é maior do que Caminha contabilizou. Com que objetivo foi elaborada tal representação da primeira missa? A quem interessava essa visão?
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