Tratar de um assunto tão delicado com crianças não é uma tarefa fácil. Mas, cedo ou tarde, os filhos terão que lidar com a perda de um parente, amigo ou animal de estimação. Daí vem o dilema: como explicar que aquela pessoa ou bichinho não estará mais presente?
Fazer analogia com histórias contadas em livros infantis pode ser uma estratégia. A obra Menina Nina da editora Melhoramentos, do cartunista Ziraldo, trata dos sentimentos de uma criança que perde a avó. O enredo é baseado em fatos reais. Vovó Vivi é a esposa falecida de Ziraldo, Vilma, com quem viveu por 42 anos. Ela morreu vítima de infarto enquanto dormia.
O livro, além de uma homenagem à mulher, foi uma forma de lidar com a própria dor e de ajudar a netinha que tem o mesmo nome da personagem central. Nina vai descobrindo, ao longo da história que, apesar de sofrermos com a morte de uma pessoa amada, a vida continua.
Trecho do livro - “Se muito além desse sono que vovó está dormindo não existe nada mais – como muita gente crê – não existe despertar, nem porto, destino ou luz; se tudo acabou de vez – acabou, completamente –pode ter certeza, Nina, a vovó está em paz; não sabe nem saberá que está dormindo pra sempre.”
Serviço:
Menina Nina
Editora Melhoramentos, 2005 - 40 páginas
Menina Nina
Editora Melhoramentos, 2005 - 40 páginas
Nenhum comentário:
Postar um comentário